05172024Sex
Última atualizaçãoSeg, 04 Out 2021

slot

Terras Bíblicas: A ilusão dos grandes templos cristãos

Região da Capadócia e Cidade  de Istambul, maior cidade da Turquia, com 18 milhões de habitantes. Embora não seja citada na Bíblia, tem grande importância para a história do cristianismo.

Istambul, que por séculos foi de maioria cristã, é a quinta maior cidade do mundo e a única que ocupa dois continentes (Ásia e Europa). Suas ruas são um museu ao ar livre. Foi denominada Bizâncio até 330 d.C., e Constantinopla até 1453. Durante o período otomano, os turcos chamavam-na de Istambul, mas o nome só foi adotado oficialmente em 1930, após a independência da Turquia.

Para os cristãos, ela ainda é a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, uma das sete sedes da Igreja Ortodoxa. Contudo, o que qualquer visitante notará é a grande quantidade de minaretes – torres das mesquitas. Cinco vezes por dia elas ecoam o chamado para a oração. É um som característico que enche os céus da cidade.

Um dos seus prédios mais conhecidos é a Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia (em grego “Santa Sabedoria”). O local já abrigou um templo pagão, duas igrejas cristãs, uma mesquita e hoje é um museu.

10 - GP Terras Bíblicas-009

Pintura de Santa Sofia.

Pouco se sabe sobre a primeira edificação. A segunda era um imponente edifício construído entre 532 e 537 por ordem do imperador bizantino Justiniano I. Funcionou como a catedral de Constantinopla. Entre 1204 e 1261, passou a ser usada como catedral católica romana no período posterior da Quarta Cruzada.

Com a reconquista de cidade pelos muçulmanos, o prédio passou a ser mesquita entre 1453 e 1931. Funciona como museu desde fevereiro de 1935. Hoje não abriga mais cultos religiosos de nenhum tipo.

É famosa principalmente por sua enorme cúpula (ou domo), tendo sido a maior catedral do mundo por quase mil anos. Segundo os historiadores já abrigou uma grande coleção de relíquias.

Quando o sultão Mehmed II determinou que o edifício fosse usado como mesquita, vários desses elementos cristãos foram removidos e diversos mosaicos foram cobertos por emplastro. O prédio ganhou quatro minaretes e vários dos mosaicos com temas cristãos foram removidos. Estranhamente, enquanto nas paredes há menções que Maomé é o único profeta verdadeiro, há uma peça no chão representando Jesus e os 12 apóstolos, além de vários ícones mostrando Jesus.

Chão de templo.

Chão de templo.

Essa parece ser a grande lição para os cristãos até hoje. Assim como as reinas das cidades mencionadas no Novo Testamento que visitamos, o que restou dos seus grandes e famosos templos foram ruínas e escombros.

Ruínas de templo cristão.

Ruínas de templo cristão.

O observador desatento poderá se questionar como imagens cristãs e muçulmanas possam ser vistas ao mesmo tempo no interior do prédio. É um lembrete da conquista e posterior aniquilação da herança cristã. Embora oficialmente haja cristãos evangélicos na cidade, nenhuma igreja do tipo pode ser vista no centro da cidade. Existem locais que um dia pertenceram aos cristãos e foram transformados em outras coisas, como uma antiga basílica que hoje faz arte do Palácio de Topcapi, que foi durante muitos anos um depósito de armas. Hoje é um museu e exibe justamente armas.

Igreja que virou depósito de armas.

Igreja que virou depósito de armas.

Trata-se de uma mostra a céu aberto e com 5 séculos de história que grandes templos caem, são destruídos por homens e saqueados. As paredes podem até continuar, mas estão vazios da presença de Deus. A igreja Ortodoxa do país parece ser inexpressiva, um bom exemplo do que acontece quando se está mais preocupado com construções suntuosas do que com a transformação da realidade da cidade e com a formação de discípulos.

 

Fonte: Prime

Bingo sites http://gbetting.co.uk/bingo with sign up bonuses