04262024Sex
Última atualizaçãoSeg, 04 Out 2021

slot

SAÚDE: Vitamina C ajuda a reduzir risco de doenças cardiovasculares e morte prematura

Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostraram que a alta concentração de vitamina C no sangue, devido ao consumo de frutas e vegetais, pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e de morte precoce. O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, foi feito em parceria com os hospitais Gentofte e Herlev, tendo como base os resultados de uma pesquisa sobre a população daquela cidade.

Para as análises, foram considerados dados de DNA e informações referentes à ingestão de frutas e vegetais de cerca de 100 mil dinamarqueses.

A conclusão dos pesquisadores foi de que os participantes que consumiam frutas e vegetais com frequência tiveram o risco de desenvolver doenças cardiovasculares diminuído em 15% e o de morte prematura em 20%, comparando àqueles que raramente consumiam esses alimentos. Mais tarde, a equipe descobriu que esse resultado foi devido à alta concentração de vitamina C nos alimentos.

Diretamente ligada à formação de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares e à formação dos glóbulos vermelhos do sangue, a vitamina C atua no metabolismo de alguns aminoácidos e vitaminas do complexo B. O nutriente também facilita a absorção de ferro, auxilia na formação dos dentes e ossos e na cicatrização de queimaduras.

Além disso, esse tipo de vitamina é antioxidante e age na primeira linha de defesa contra radicais livres, promovendo resistência a infecções através da atividade imunológica de algumas células de defesa e do processo de reação inflamatória.

Acerola, melão, brócolis, manga, kiwi, abacaxi, morango, limão, laranja e maracujá são alguns dos alimentos ricos em vitamina C.

— Embora existam suplementos de vitamina C disponíveis no mercado, a melhor forma de obter essa substância é mantendo uma dieta saudável com frutas e legumes como base — indica Boerge Nordestgaard, professor da Universidade de Copenhague.

Pesquisadores já estão continuando o trabalho para determinar quais outros fatores, combinados com vitamina C, podem impactar a saúde humana.

 

Fonte: ZH

Bingo sites http://gbetting.co.uk/bingo with sign up bonuses