04192024Sex
Última atualizaçãoSeg, 04 Out 2021

slot

Palavra: Gentileza

Árvores frutíferas são usadas ​​nas Escrituras para representar a raça humana.

O Salvador compara o ímpio a “árvores más”, que produzem frutos maus e os justos a “árvores boas”, que dão bom fruto (Mt 7.15,20).

Ele também ensina muito enfaticamente a impossibilidade de sermos uma boa árvore e darmos fruto
s maus, nem de sermos uma árvore má e dar bons frutos.

Uma vez que a natureza do fruto que produzimos determina que tipo de árvore somos, é muito aconselhável para nós, como cristãos professos, examinarmos frequentemente o fruto que estamos dando. Para ser de Cristo, ou para ser um cristão, devemos ter o Espírito de Cristo, pois as Escrituras dizem que “se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Rom 8.9).

Tão certo como a causa produz o efeito, aqueles que têm o Espírito de Cristo, produzirão o fruto do Espírito. Não produzir o fruto do Espírito é a prova cabal de que você não tem o Espírito. Então, um exame atento do fruto que você estiver dando irá lhe revelar que você não tem o Espírito de Cristo, se você é ou não dEle, se você é ou não um cristão.

Você pode fazer um exame superficial, e se permitir ser enganado. Você pode dar desculpas para si mesmo por causa de suas fraquezas e, assim, enganar a si mesmo. Mas um exame profundo e completo divulgará a cada um o tipo de espírito que ele é.

A gentileza é um dos frutos do Espírito (Gál 5.22). Se temos o Espírito de Cristo, nós temos esse fruto. “Bem”, diz alguém, “em minha constituição eu sou áspero, rude, e precipitado.” Você precisa ser feito de novo. Quando Deus encontra um homem que é áspero, rude e precipitado em sua constituição, Ele irá, se o homem se render à operação do Espírito Santo, torná-lo brando, gentil e pacífico.

As pessoas vão a um hospital e por uma operação científica têm abscessos e tumores removidos do estômago e outras partes internas. Deus, através de uma operação abençoada, maravilhosa e bem-sucedida do Espírito Santo, removerá esta aspereza e rudeza de sua natureza, e incutirá suavidade, ternura, gentileza e delicadeza em seu lugar.

Dureza e falta de mansidão são uma corrupção que Deus, em seu gracioso plano de salvação, tem o prazer de remover. Se você permitir que o Espírito Santo trabalhe em você o que é agradável aos olhos de Deus, ele irá torná-lo gentil.

O que é gentileza? É suavidade, leveza, brandura e mansidão. É o oposto de dureza, aspereza, etc É doçura de disposição, pela brandura de temperamento, suavidade de procedimento, bondade, ternura, etc.

Aqueles que são de disposição gentil agem e falam sem aspereza. Eles não são taciturnos, azedos, intratáveis, e inconstantes, mas são suaves, mansos e constantes.

As boas maneiras estão intimamente ligadas com a gentileza e as boas maneiras não trazem desonra ao cristianismo.

O apóstolo Paulo por meio de testemunho, disse aos santos de Tessalônica: “Nós fomos dóceis entre vós, como a ama que cria seus filhos.” 1 Tes 2.7, assim foi o seu proceder. Do mesmo modo que uma mãe afetuosa é para com uma criança delicada, assim foi ele para com aqueles a quem amava. Muito diferente era então do que fora antes quando estava perseguindo e assolando a igreja de Deus. Ele havia sido mudado pela graça. Ele exorta os servos do Senhor para “serem mansos para com todos os homens” (2 Tim 2.24) e serem “moderados, mostrando toda a mansidão para com todos os homens” (Tit 3.2). Davi, em sua homenagem sublime de louvor a Deus em 2 Sam 22.36 diz: “Tua bondade me engrandeceu.”

Será que você, meu leitor, gostaria de ser mais gentil em seus modos? Você está muito endurecido e rude? Você tem sido como pai, gentil para com seus filhos em todos os momentos? Marido, você é tão amável e gentil para com a sua esposa, quanto deve ser? Você acredita que atende à medida da Bíblia neste particular? Você é gentil com seus animais domésticos como você deve ser? ou você tem sentimentos impacientes e age de uma maneira precipitada e abrupta em relação a eles?

Se você se depara com algo bastante provocativo da parte de sua esposa ou de seus filhos, ou dos seus animais, você se mantém suave e doce como você sabe que deveria? Agora, eu espero que você se examinará mais acuradamente. Eu não quero condená-lo, eu quero ajudá-lo. Há muitos santos professos que hoje não são tão brandos quanto deveriam ser.

Por que não ser sincero, e buscar a ajuda de Deu para melhorar? Por que ir junto com a frieza e o mau humor em sua vida?

Seja gentil para com todos.

Gentileza é uma graça bela. Sua excelência é grande. Por cultivo esta graça é capaz de ser muito aperfeiçoada.

Poucos santos a experimentam na medida em que deveriam. Rogo-vos pela mansidão de Jesus para serem sinceros e melhorarem sua gentileza.

Nunca permita que uma carranca se instale ainda que por um momento em sua testa. Ela vai deixar a sua marca se você fizer isso. Aprenda a ser gentil em sua casa. Assim como, quando, às vezes, longe de casa, você retrata a si mesmo como manso e bondoso e amoroso, você deveria ser em casa. Pela graça de Deus você pode ser tão gentil quanto você possa ver na foto do quanto deveria ser.

 

Pr Silvio Dutra

Bingo sites http://gbetting.co.uk/bingo with sign up bonuses