04242024Qua
Última atualizaçãoSeg, 04 Out 2021

slot

Como Vem a Fé

Partes de um sermão de Charles Haddon Spurgeon, traduzidas e adaptadas pelo Pr Silvio Dutra.

“E muitos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra de testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. Muitos outros creram nele por causa da sua palavra, e diziam à mulher: já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo. – João 4.39-42

Onde existe fé, é dom de Deus. É uma planta que nunca brota espontaneamente do solo da natureza humana corrompida. Quer se trate de pouca fé ou uma grande fé, é igualmente de origem divina, e onde quer que seja encontrada: se no filho de pais piedosos que foi criado com o maior cuidado, ou em alguém que viveu toda a primeira parte de sua vida no mais vil pecado é igualmente o fruto do Espírito Santo, e o efeito da Graça de Deus.

Lançando os olhos sobre todo o mapa da Palestina, poderia ser dito que Samaria era provavelmente um lugar tão improvável como qualquer outro em todo o país no qual pudéssemos esperar encontrar seguidores do Senhor Jesus, pois, os samaritanos, por preconceito, não acreditariam em um judeu.

Eles nem sequer ouviam um judeu, pois, enquanto os judeus não se comunicavam com os samaritanos, os samaritanos retribuíam o sentimento e não tinham relações com eles. No entanto, foi entre os samaritanos, em que o judaísmo se deteriorou, que Cristo encontrou um grande número de seus seguidores!

O Senhor sabe que o solo onde a semente do Reino é semeada pode estar na melhor condição para a fecundidade, mesmo quando imaginamos que não pode nos dar qualquer retorno para o nosso trabalho. Se a fé é a obra de Deus, uma coisa sobrenatural, como certamente é, o que você tem e eu de julgarmos de acordo com as aparências naturais?

A fé genuína pode, por timidez, ficar escondida por um tempo, ou, possivelmente, o amor carnal pode levar alguns a esconderem a sua fé em Cristo. Mas é da própria natureza da fé que ela deve fazer a sua aparição conhecida e sentida.

Nosso Senhor sempre colocou, lado a lado com a fé que salva, o dever de confissão de fé. Suas palavras são: “Aquele que crer e for batizado será salvo.” E Paulo, guiado pelo Espírito Santo, escreveu: “Se você confessar com a sua boca o Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se faz confissão para a salvação.”

Então, esses samaritanos, quando vieram a crer em Jesus, confessaram sua fé e eles fizeram isso, dizendo: “Agora nós acreditamos.”

Evidentemente, essas pessoas não receberam o testemunho da mulher, embora outros o fizeram. Eles a ouviram e foram suficientemente movidos por ela para sair e ver o Mestre de quem ela falava, mas eles não foram levados à fé por ela. Talvez eles até lutaram com ela e levantaram questões, mas, enfim, para sua grande alegria, disseram-lhe: “Agora nós acreditamos.” Temos deixado a escuridão, a dúvida e a dificuldade. E “agora nós acreditamos.”

Creio que havia lágrimas nos olhos daquela pobre mulher quando ela disse aos homens: “Você se lembra que tipo de pessoa eu costumava ser, e você vê a mudança que foi trabalhada em mim. Você sabe que eu sempre falava diretamente o que eu acreditava, e este homem abençoado, que leu a minha própria alma, é o Cristo! Sei que Ele é. Então, por que você não acredita no que eu digo sobre ele?”

Neste anúncio de fé, eu quero que você observe, também, que foi muito rápido. O Senhor Jesus Cristo esteve naquele lugar, somente durante dois dias, de modo que aqueles que disseram: “Agora, nós acreditamos”, devem ter testemunhado muito rapidamente depois que eles acreditaram.

De acordo com o claro ensino da Escritura: “A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.” Mas a fé não é sempre criada no coração do homem pelo mesmo tipo de instrumentalidade. Ela é sempre o fruto do Espírito de Deus, mas opera de maneiras diferentes. Alguns desses samaritanos creram por causa da palavra da mulher e, suponho que na Igreja cristã, um número muito grande deriva sua fé através do poder do Espírito de Deus, a partir do testemunho pessoal de outras pessoas que foram convertidas. Agora olhem, queridos amigos, todos vocês, para esta mulher, e sejam encorajados a usar o seu testemunho pessoal de Cristo!

Ela era a mãe espiritual de muitos crentes Samaritanos, no entanto, ela fora uma mulher de mau caráter. Um mau cheiro estivera sobre seu nome, todo mundo em Sicar deve ter olhado para ela como uma pessoa perigosa, de amor inconstante e de falta de maneiras e ainda, depois de ter encontrado Cristo, ela não hesita em dizer a seus vizinhos sobre Ele e Deus não se recusou a abençoar o seu testemunho!

Aqui estava uma pobre mulher caída e ainda, depois de sua conversão, ela se tornou um missionário de Cristo para a cidade de Sicar!

Se você perguntar: “Qual será a minha mensagem?” Deixe sua mensagem ser o seu próprio testemunho pessoal, o que você tem, você mesmo, viu, ouviu, provou, manuseou e sentiu da boa Palavra de Deus. Eu não suponho que essa mulher arrumou um sermão com três divisões, ou que ela tinha uma introdução e uma conclusão e tudo o mais, mas ela só foi aos homens da cidade e disse: “Vinde ver um homem que me disse tudo que eu tenho feito –não é este o Cristo?” Esse era o seu pequeno sermão e quantas vezes ela repetiu uma e outra vez, ela falou e deu à luz o seu testemunho pessoal, e por isso ela trouxe os homens de Sicar a Cristo.

Você vai ter ouvintes atentos quando você falar sobre suas próprias relações com Cristo, as maravilhas que Cristo tem trabalhado em você e para você, e que você pode testemunhar, porque são a sua própria experiência!

Entretanto, muitos não creram por este meio, senão por ouvirem a Palavra de Deus ungida pelo Espírito, como ocorreu com muitos em Samaria, ao ouvirem o Evangelho de dos próprios lábios de nosso Senhor Jesus Cristo, naqueles dois dias em que havia permanecido com eles.

 

Silvio Dutra

Bingo sites http://gbetting.co.uk/bingo with sign up bonuses